Pastores

A comunidade a Igreja da Paz é assistida espiritualmente pelos Pastores Hermann Wille, Daniel Meyer Do Santos, Roberto Baptista. Com larga experiência em pastorado, atendem às necessidades específicas e peculiares dos membros de uma comunidade pluricultural, que preza tradições de sua origem.

Conheça mais sobre os Pastores a seguir.


Hermann Wille

Hermann Wille, nasceu no ano de 1956, em Luzerna, SC, pai Herbert Wille e avô materno, Johannes Blümel, ambos teólogos luteranos, enviados ao Brasil em 1955 e 1932, respectivamente.
Graduado pela Escola Superior de Teologia, EST, em São Leopoldo, RS, com intercâmbio no exterior, nas Universidades de Erlangen e Munique, Alemanha.
Período prático, residência: Comunidade de Salvador, BA. Dedicou-se a uma pesquisa de campo na área da Religiosidade Popular, com ênfase nas matrizes africanas.
Pós-graduado em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. Atuação ecumênica, no Movimento de Fraternidade das Igrejas Cristãs, MOFIC, no Núcleo de Santo Amaro do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, no IEPG – Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, em Rudge Ramos, ao acolher um dos idealizadores do programa, Dr. Milton Schwantes. Na Pastoral Ecumênica do Menor inspirou, em 1983, a criação do Programa Comunitário da Reconciliação, em São José, Zona Sul. Através da Associação Cristã de Ensino, atuou na preservação de uma área de mata ciliar, junto à Represa Billings, que, para além da preservação ambiental, acabou gerando recursos investidos, posteriormente, no espaço físico da Escola Céu Azul, em Colônia, Parelheiros.
Exerceu cargo de Pastor Distrital, por dois mandatos, na década de 90, no então Distrito Eclesiástico São Paulo - DESP, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
Idealizador, com uma equipe interdisciplinar, do PRAXIS, Núcleo de Desenvolvimento Comunitário, junto à Comunidade de Santo Amaro, da União Paroquial de São Paulo - UPSP. O setor, MUSIPAZ, foi uma das frentes que se notabilizaram na formação e promoção musical.
Atividade pastoral fortemente marcada pelo contexto urbano, características socio e multiculturais da Comunidade da IGREJA DA PAZ, somada à fundamentação teológica encontrada nos livros do renomado professor luterano, Paul Tillich, comprometido com a dádiva da universalidade que pode ser vivida e testemunhada por um cristianismo contemporâneo e leal, em meio a enormes desafios, enfrentados pela humanidade, no mundo atual.
Lema bíblico recebido por ocasião da Confirmação:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2. Timóteo 2,15


Roberto Baptista

Roberto N. Baptista nasceu e vive aqui em São Paulo. Apesar de ter-se formado em Agronomia pela UNESP antes de estudar Teologia, Roberto tem um jeito urbano natural a sua origem. É doutor na área de Antigo Testamento pelo Centro Ecumênico de Pós-graduação em Rudge Ramos sob a orientação do Dr. Milton Schwantes.
Em 1990, fez estudos de Arqueologia e Bíblia com a sede em Jerusalém e em sítios por Israel, Palestina, Egito e Chipre. Foi docente por muitos anos em algumas disciplinas da Área de Bíblia. No final da década de 1980 aproximou da fé luterana e da Igreja da Paz onde ali fez o seu período prático ao pastorado, sendo ordenado pastor luterano (IECLB) em 1º de maio de 1994. Após isso, seguiu para o desafio de inaugurar o trabalho da Pastoral Universitária na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS), onde ficou até final de 2003. A Pastoral Universitária tinha sede e acesso por toda a Universidade. Ali foi desenvolvido programa de rádio; jornal; celebrações e formaturas; participações em diálogos e seminários com abrangência na multidisciplinaridade; desenvolvimento do Programa Ânima (Programa da Reitoria da UFSM aportado no Centro de Educação) junto a outros profissionais; atendimento na área de Oncologia Infantil do Hospital Universitário entre outras atividades. Roberto também exercia atividades na Paróquia de Santa Maria, como celebrações, ofícios além do programa de rádio ecumênico junto as Igrejas Metodista e Anglicana. Também teve uma atuação ecumênica destacada participando da fundação da FEIC – Fraternidade Ecumênica de Igrejas Cristãs de Santa Maria.
Em 2004 voltou à Igreja da Paz dando ênfase principalmente às atividades com crianças, jovens, música e liturgia, assim como ética e espiritualidade no Programa Comunitário da Reconciliação. Compositor de canções para crianças e músicas litúrgicas coordena por quase vinte anos - e atualmente junto com o P. Daniel e sua esposa Laura - a Semana da Alegria. A ênfase do seu trabalho pode ser apresentada na nesta sua frase: “Como pastor quero sempre apresentar a possibilidade do ‘Deus conosco’, um Deus que está acompanhando as nossas vidas e nos visita de maneira serena e solidária.”
Em 2018, devido uma vacância na Paróquia de Vila Campo Grande, firmou-se uma parceria, coordenada pelo Sínodo Sudeste, entre aquela Paróquia e a Igreja da Paz. Nesta parceria o P. Roberto passou a se dedicar cada metade do seu tempo entre essas igrejas. É um desafio encontrar um caminho que dê a possibilidade de sustentabilidade a Vila Campo Grande, comunidade tão antiga quanto a Igreja da Paz.


Daniel Meyer Do Santos

Pastor Daniel é o pastor encarregado do trabalho em alemão.
Cresceu numa cidade pequena no noroeste da Alemanha.
Trabalhou durante um ano numa creche para crianças desnutridas em Santarém, PA – seu primeiro contato com o Brasil.
Estudou teologia em Wuppertal, Buenos Aires e Berlim.
Em Buenos Aires conheceu sua esposa, Laura, uma argentina que o acompanhou para viver na Alemanha e trabalhar como diácona e catequista.
Trabalhou como pastor em Celle e Osterholz-Scharmbeck, ambos em Baixa Saxônia (Niedersachsen).
Tem formação em pedagogia de aventura, método que aplicou em seu trabalho como pastor de jóvens em Osterholz-Scharmbeck.
Gosta da diversidade do seu trabalho: acompanhar crianças, jóvens, adultos e velhos, nos momentos maravilhosos e tristes, e festejar cultos com eles.


Para entrar em contato com os pastores, ligue na secretaria: (11) 5181.7966 ou mande uma mensagem:




Contato








INFOPAZ
CONTATO
Rua Verbo Divino, 392,
Granja Julieta - São Paulo - SP
CEP: 04719-001