Sepultamento

“Deus não nos deixa sozinhos nos nossos sofrimentos. Ele nos procura nos momentos difíceis e sofre conosco. Deus também está conosco na escuridão e no desespero. Ele nos dá a força e o ânimo para seguirmos em frente.” (Martin Luther King).

Com esta fé, a comunidade busca comparecer e ser um lugar de ajuda. Ela acolhe nos momentos marcantes na vida das pessoas e de seus familiares.

Acompanhamento a enlutados

A experiência do luto tem desdobramentos profundos e imprevisíveis. Encorajamos os enlutados a buscarem ajuda também neste período.

Para qualquer informação adicional, os pastores e a secretaria estarão à disposição.

Procedimento

Pedimos para informar, o mais rápido possível, o horário do sepultamento para o Pastor se organizar melhor. Todos os dias do ano temos disponibilidade de um Pastor para acompanhar as pessoas neste momento difícil e realizar o sepultamento.

Fica a critério da família determinar o domingo mais adequado para a comunicação do falecimento na celebração. Na prática religiosa luterana, não existem regras que determinem a escolha do domingo.

Caso for feito o comunicado de falecimento nos jornais, favor caracterizá-lo como “Culto Memorial” e não como “Missa de 7º dia”.

Visto que os dados da Certidão de Óbito só estarão disponíveis em alguns dias, favor transmiti-los à secretaria para o devido registro nos livros oficiais da Igreja.

1 Informe o falecimento

Entre em contato com a Secretaria da Igreja, informando o local, horário do velório e sepultamento.

O contato direto na Secretaria e com o Pastor valoriza a troca de informações e permite um preparo mais pessoal.
Tel.: (11) 5181.7966

2 Velório

O Pastor chega durante o velório, entre 30 e 40 minutos antes do início do sepultamento para confortar e conversar com a família.

3 Sepultamento

15 minutos antes do horário previsto para o sepultamento, o Pastor diz algumas palavras. Em seguida, o Pastor se dirige com os familiares e amigos para o ofício junto a sepultura.

Foto: Daniela Benite, File:Cemitério dos Protestantes2.JPG, via Wikimedia Commons, CC-BY-SA-3.0